Competição sem competência?

A evolução, em todas as suas dimensões e aspectos, tem nos estimulado, positivamente, a adotar posturas e comportamentos cada vez mais críticos em relação às coisas do dia-a-dia, sejam no trabalho ou na vida social, visando, naturalmente, acompanharmos as mudanças,

Qualidade de vida no trabalho: também vale para o homem do campo?

Apesar dos muitos modismos culturais e sociais que adotamos, normalmente importados de países desenvolvidos, carecerem muitas vezes de fundamentação científica e ajustes à realidade brasileira, uma prática que está começando a ser levada a sério no Brasil é a preocupação

A instituição de ensino e a qualidade de vida no trabalho

Sempre foi difícil questionar o nobre papel da escola na educação das pessoas, mas com a evolução tecnológica e o passar natural dos tempos, as necessidades pessoais e profissionais alteraram-se substancialmente, muitas vezes gerando um certo nível de tensão quando

O transportador rodoviário e a qualidade de vida no trabalho

Indiscutivelmente, o profissional responsável pelo transporte de carga no Brasil tem um grande peso na contribuição aos negócios de maneira geral, também porque, lamentavelmente, continuamos insistindo no transporte rodoviário, ao invés de redirecionarmos uma parte dos investimentos em transporte de

O copo “meio cheio”

Durante boa parte da minha vida profissional fui condenado por vários chefes por criticar políticas, decisões ou situações erradas nas empresas onde trabalhei. Diziam-me: “você precisa ver as coisas positivas também”. No ano passado, quando eclodiram vários escândalos de corrupção, e

Esperando Godot

Há quinze dias atrás tive a prazerosa oportunidade de assistir a peça teatral “Esperando Godot” de Samuel Becket, cujo tema é a esperança infinda de dois mendigos amigos de reencontrarem Godot, supostamente um terceiro mendigo que a estes dois se

As organizações e suas competências

Minha experiência de mais de 20 anos como executivo e atualmente como Consultor em Gestão de Pessoas me alicerça fortemente para poder afirmar que muitas organizações necessitam, com urgência, investir mais intensamente no desenvolvimento de seus recursos humanos, para que

Atendimento ao cliente

Cliente exigente ou Atendimento incompetente? Há muito que a relação cliente (alguém interessado em algo) e fornecedor (alguém que possuía “esse mesmo algo”, mas querendo ter alguma vantagem ao fornecê-lo) existe, remontando aos tempos de escassez de quantidade e variedade, e

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